Páginas

segunda-feira, maio 28, 2012

COMO FUNCIONA A ASSOCIAÇÃO?




A Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR) é baseada no cooperativismo.  São oito homens e nove mulheres unidos pelo voluntariado e com interesses em comum. Por isso, a parte econômica é organizada de forma democrática e de acordo com a participação dos associados.

 A estrutura das atividades gera estabilidade aos membros que acabam levando outros familiares para participar. A associada Rosângela Vargas, que trabalha há dez anos na ASMAR, se afastou da Associação por dois anos e voltou pela segurança do voluntariado. “Acabei machucando a mão na indústria em que trabalhei e me prejudiquei.  Aqui ganhamos de acordo com o que produzimos, por isso voltei”, explica. Por mês, cada membro consegue, em média, um salário mínimo. A divisão é feita de acordo com a hora trabalhada, controlada por uma planilha. A alimentação é realizada no próprio galpão, tendo a despesa dividida entre os selecionadores e, segundo a coordenadora Margarete Vidal, o valor gasto nas refeições se aproxima de R$ 700,00 por mês.

Férias ainda não fazem parte da realidade dos selecionadores. Margarete conta que estão estudando a proposta das férias serem tiradas por etapas, mas ainda não chegaram a nenhum acordo. A coordenadora explica que existem funções difíceis de serem substituídas, como, por exemplo, a do motorista. “A rota do caminhão somente o motorista sabe, além de a pessoa ter que saber dirigir”, completa. O planejamento financeiro também preocupa os associados. Um dos principais direitos trabalhistas, o décimo terceiro salário, não está incluso para os integrantes. Para uma melhor segurança, a ASMAR arrecada R$100,00 por mês de cada sócio. O objetivo é receber, no final do ano, o benefício.

Margarete afirma que as relações com o poder público são muito estreitas. Atualmente, a única aproximação da Associação com a Prefeitura Municipal é a licitação pública para a coleta seletiva em Santa Maria, da qual a ASMAR foi vencedora em abril do ano passado. Para participar da ASMAR é só se cadastrar, através do telefone 3026-9167. Os interessados são chamados de acordo com a necessidade da Associação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário